quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Boletim Cinéfilo - As Notícias do Dia (29/01/2009)

Brasil em Hollywood

A noite de abertura do primeiro Hollywood Brazilian Film Festival, primeiro festival internacional dedicado exclusivamente ao cinema brasileiro foi recheada de surpresas. Além da estréia internacional dos filmes "Código Tarantino" e "Romance", a noite foi iluminada pela premiação-surpresa a dois dos atores mais conhecidos do nosso cinema. O primeiro foi Rodrigo Santoro, que nas palavras da própria Talize Syegh, organizadora do evento, “eleva o cinema brasileiro a um patamar superior através de seu trabalho cada vez maior em filmes estrangeiros”. Logo após o discurso emocionado de Santoro, foi a vez de Reynaldo Giannecchinni receber o troféu Horizon, concedido ao ator ou atriz pronto para iniciar uma carreira internacional.

Reunião decisiva para a vindoura greve
Depois de muita tensão rolando pela terra do cinema e a renúncia do linha-dura Doug Allen na presidência do sindicato dos atores (também conhecido como Screen Actors Guild, ou SAG), parece que os produtores e executivos pretendem negociar as reivindicações do outro lado da briga. Uma grande reunião de dois dias está agendada entre os líderes do SAG e os representantes do Sindicato dos Produtores (AMPTP). Os atores lutam por um aumento na sua parcela de lucros com as vendas em DVD e os downloads na Internet. Até então, os produtores haviam considerado os pedidos absurdos e se negavam a aumentar a oferta do contrato vencido em junho passado.

Johnny Depp de volta ao rum

Infelizmente ainda não estamos falando de "Piratas do Caribe 4", mas ainda assim essa é uma notícia que deve animar os fãs do ator Johnny Depp, intérprete do Capitão Jack Sparrow na trilogia marítima. Um dos projetos adiados com a greve dos roteiristas, "The Rum Diary" voltou a movimentar os boatos na Internet com a contratação do diretor e roteirista Bruce Robinson, ganhador do Oscar pelo trabalho no script de "Os Gritos do Silêncio", para comandar a adaptação. O filme se baseia na autobiográfica novela "Rum: Diário de Um Jornalista Bêbado", em que Hunter S. Thompson conta sua experiência como escritor de um jornal caribenho. O escritor já foi interpretado por Depp no filme "Medo e Delírio", de Terry Gilliam.

Patrick Swayze sem tratamento

Uma má notícia para todos aqueles que torciam pela recuperação do ator Patrick Swayze ("Ghost – Do Outro Lado da Vida") do câncer de pâncreas descoberto há cerca de um ano. Recentemente a revista National Enquirer publicou que o ator desistiu do tratamento por quimioterapia após os médicos lhe dizerem que nada se pode fazer para a doença não avançar. Uma pessoa próxima a Patrick declarou que “o máximo que podemos fazer agora é mantê-lo o mais confortável possível”. Segundo a mesma fonte, a condição do ator piora a cada dia e a perda de peso é irreversível. Durante as filmagens da série "The Beast", da qual é protagonista, Swayze suspendeu os remédios por conta própria. O ator curou-se recentemente de uma pneumonia, que o levou a ser internado em janeiro do ano passado.

Bruckheimer em Zorro sem Banderas

Embora sejam oficialmente personagens distintos, é impossível não notar a semelhança entre o Zorro que a nova geração aprendeu a identificar com o rosto de Antonio Banderas e o Lone Ranger (ou “Cavaleiro Solitário”) da série homônima exibida entre 1949 e 1957. Enquanto o primeiro é a encarnação oficial da lenda do justiceiro mascarado mexicano, o segundo é uma adaptação da mesma lenda para o Velho Oeste americano, eternizado pelo rosto de Clayton Moore na TV. Como o produtor Jerry Burckheimer não faz questão de se prender em um único gênero, é ele que está por trás da versão cinematográfica de "The Lone Ranger", e as primeiras declarações do homem podem assustar os fãs. Primeiro, ele disse que “a trama pode ter aspectos sobrenaturais, já que os roteiristas são os mesmos de Piratas do Caribe”. Depois, Bruckheimer anunciou que o marcante papel do índio Tonto seria dado para ninguém menos que Johnny Depp.

Esclarecimentos e novidades em “Besouro Verde”

Alguns dias depois das confusas notícias sobre o engavetamento da adaptação da série sessentista estrelada por Bruce Lee, o estúdio que produziria o filme esclareceu as coisas e ainda fez um anúncio que sem dúvida causará algumas contestações entre os fãs da série. Para começar, o filme não foi cancelado, já que o protagonista e roteirista Seth Rogen ("Ligeiramente Grávidos") continua fazendo de tudo para o projeto sair do papel. Outra boa notícia é que a saída do astro asiático Stephen Chow ("Kung Fu-são") diz respeito somente a cadeira do diretor, já que o papel de Kato continua pertencendo ao ator. Agora, vamos as notícias de verdade: Adam Sandler foi anunciado pelo próprio Rogen como o intérprete de um “super-herói surpresa” que aparecerá na trama. A importância do personagem ainda não foi revelada.

E surge a estatueta!
Apesar do atraso em relação aos outros anos, a espera pelo pôster oficial do 81st Academy Awards, muito mais conhecido simplesmente como Oscar 2009, os dias extras valeram a pena. Remando contra a maré dos anos anteriores, em que as imagens ligavam o prêmio aos filmes clássicos antigos, a imagem desse ano é mais centrada na cerimônia em si, mostrando a estatueta no palco, em frente a grandiosa platéia, o que condiz com a proposta de “renovação sem perder a pompa” das indicações desse ano. Atenção especial para a frase no topo do cartaz, que pode ser traduzida como “o maior evento cinematográfico do ano”, e para as pequenas letras que apontam o apresentador do evento. Será o momento de Hugh Jackman mostrar suas verdadeiras garras?

Bom, pessoal, e por hoje é só! Um dia um pouco atribulado para mim, tive que recorrer a minha reserva de críticas porque simplesmente não tive tempo para assistir um filme... mas é isso aí, essas são as notícias do dia, certo? Bons filmes para todos vocês e até amanhã!

8 comentários:

Anônimo disse...

Uma vez, em Nova York, houve um Brazilian Movies Festival ou algo assim, bem menos, no Central Park.


http://alacarte-domeujeito.blogspot.com/

Anônimo disse...

opa !! comentado o primeiro post, acho que não era o momento de lancarem esse festival, já que o passado foi o pior, nos últimos anos, para o cinema brasileiro, poderiam esperar um pouco mais, apesar de que pelo os filmes que eu já li a respeito acho que as coisas para o cinema nacional não melhorará muito..

esse comentário aqui, fica pelo CALOTE que você levou do safado do Fabio Peroxas.

Daniel Augusto disse...

Oi :D
Indiquei seu blog a um prêmio: "Olha que blog maneiro".
Acessa meu blog para ver as regras e o selo.
Parabéns!

Abraços,
Daniel.
http://esovento.blogspot.com/

Mateus Lopes disse...

Parabéns amigo!

blog show!

http://okcitythunder.blogspot.com/

SBIE disse...

Noss, muita informação de cinema em um só lugar!
Espero visitar mais vezes

IndicoEsse

Anônimo disse...

Blog bastante original. É bacana pra quem procura notícias de filmes e afins.

Ah, não acho que o Gianechinni seja um bom ator. Diferente do Santoro que tem Talento.
Minha opinião.

Evandro disse...

Mt bom!!!


-------------------
http://jokers.mimhospeda.com/

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado