

É difícil pensar ou falar de cinema sem tocar no assunto mais delicado e mais esperado de todo ano cinematográfico que se preze: Oscar. Desde 1929, quando o épico de guerra "Asas" ganhou a primeira estatueta de melhor filme, não existe ocasião aguardada com mais ansiedade pelos apreciadores do cinema. Todo site especializado que tenha um mínimo de bom senso prepara uma boa matéria sobre o assunto, destacando cada um dos indicados, prováveis vencedores e surpresas que, invariavelmente, aparecem pelo caminho. Porém, e sempre há um porém, é impossível negar que, especialmente nos últimos anos, o prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas vem perdendo prestígio e atenção de toda uma nova geração de cinéfilos que acompanha a escalada de qualidade dos arrasa-quarteirões americanos, cada vez mais deixando os clichês para trás para trabalhar roteiros mais elaborados, e não vê isso refletido em indicações no pretenso prêmio mais importante do mundo do cinema.
Os críticos, normalmente defensores ferozes da premiação, não deixaram de perceber esse atraso em relação as tendências cinematográficas atuais. Enquanto gente como David Fincher e Darren Aronofsky andava por aí fazendo filmes que subvertiam a forma do espectador olhar para um determinado gênero, a Academia insistia em premiar (uma vez mais) gênios do século passado como Clint Eastwood e Martin Scorsese. E não, isso não é diminuir o legado e a competência desses dois clássicos adversários na busca pela estatueta, mas apenas uma forma um pouco radical de dizer que o cinema evoluiu. O que seria preciso para o Oscar evoluir junto? É claro que uma revolução de um momento para o outro não seria algo imaginável para uma Academia que premiou a ingenuidade de Frank Capra três vezes na mesma década. Mas, ao mesmo tempo, como perder a oportunidade de subverter algumas regras num ano onde um blockbuster ("Batman – O Cavaleiro das Trevas"), uma animação ("Wall-e") e um filme britânico com alma indiana ("Slumdog Millionaire") figuravam em quase todas as listas de melhores do ano?
O resultado de todo esse dilema foi divulgado para uma legião de cinéfilos atentos nessa quinta-feira, por volta de meio-dia aqui no Brasil, e o que essa multidão viu foi um misto de bem-vindas lembranças, esquecimentos, tradicionalismo e, veja só, surpresas. E justamente aquelas que não se esperavam. Há nomes pouco votados na lista, enquanto há indicações que pareciam certas e acabaram por dar lugar a mais um bem-dosado toque de ousadia. A impressão que dá após uma análise mais cuidadosa é que 2009 foi o primeiro passo em direção a um Oscar mais moderno, interessante e surpreendente. É um longo caminho a se percorrer, mas a lista completa que você vê aí embaixo não deixa de ser a mais instigante que a Academia já divulgou desde... bom, desde muito tempo mesmo. Divirta-se, fique atento ao lançamento dos filmes listados abaixo e agora é só expectativa para a cerimônia, que acontecerá daqui a exatamente um mês, dia 22 de Fevereiro. Cerimônia essa, aliás, que a Rede Globo vai deixar de transmitir em função
do desfile das escolhas de samba do Rio de Janeiro, programa muito mais “povão” e lucrativo. Certas coisas, infelizmente, nunca mudam...

De: David Fincher.
Com: Brad Pitt, Cate Blanchett, Tilda Swinton, Taraji P. Henson.
- Indicações: - Melhor Filme
- Melhor Ator (Brad Pitt)
- Melhor Atriz Coadjuvante (Taraji P. Henson)
- Melhor Diretor (David Fincher)
- Melhor Roteiro Adaptado
- Melhor Fotografia
- Melhor Edição
- Melhor Direção de Arte
- Melhor Figurino
- Melhor Maquiagem
- Melhor Trilha-Sonora
- Melhor Som
- Melhores Efeitos Especiais
- O que dizem os críticos?
- Roger Ebert: “O Curioso Caso de Benjamin Button é um filme esplendidamente realizado, mas apoiado por uma premissa profundamente equivocada” NOTA 6,5.
- Mark Keizer: “Emocionalmente, os filmes de Fincher sempre foram frios, e esse não é diferente. A falta de um material emocionar convincente pode até ofuscar um filme que, sob outros aspectos,é perfeito”. NOTA 8,0.
Estréia no Brasil: 16 de Janeiro.

De: Ron Howard.
Com: Frank Langella, Michael Sheen, Sam Rockwell, Kevin Bacon, Oliver Platt.
- Indicações: - Melhor Filme
- Melhor Ator (Frank Langella)
- Melhor Diretor (Ron Howard)
- Melhor Roteiro Adaptado
- Melhor Edição
- O que dizem os críticos?
- Ray Greene: “Ron Howard, Peter Morgan e Frank Langella pintam uma complexa história sobre um monstro que continua assombrando o sonho americano”. NOTA 9,0.
- Susan Tavernetti: “Frost/Nixon é mais um jogo de gato-e-rato psicológico do que um filme sobre debate verbal”. NOTA 8,0.
Estréia no Brasil: 20 de Fevereiro.

De: Gus Van Sant.
Com: Sean Penn, Emile Hirsch, Josh Brolin, Diego Luna, James Franco.
- Indicações: - Melhor Filme
- Melhor Ator (Sean Penn)
- Melhor Ator Coadjuvante (Josh Brolin)
- Melhor Diretor (Gus Van Sant)
- Melhor Roteiro Original
- Melhor Edição
- Melhor Figurino
- Melhor Trilha-Sonora
- O que dizem os críticos?
- Roger Ebert: “Milk conta a história de Harvey Milk como uma vida transformadora, vitoriosa na luta pela liberdade contra a perseguição do Estado” NOTA 10.
- Sean O’Connell: “A história humana e emocionante que Van Sant constrói com a ajuda dos consideráveis talentos de Sean Penn não deixa muito a dever para os recentes Gênio Indomável e Encontrando Forrester”. NOTA 7,0.
Estréia no Brasil: 06 de Fevereiro.

De: Danny Boyle.
Com: Dev Patel, Anil Kapoor, Saurabh Shukla.
- Indicações: - Melhor Filme
- Melhor Diretor (Danny Boyle)
- Melhor Roteiro Adaptado
- Melhor Fotografia
- Melhor Edição
- Melhor Trilha-Sonora
- Melhor Música (2 indicações)
- Melhor Som
- Melhor Edição de Som
- O que dizem os críticos?
- Neil Smith: “Vívido, emocionante e excitante, essa mistura de fábula e comentário social é Danny Boyle no auge”. NOTA 10.
- James Rocchi: “Slumdog Millionaire é um sábio, grande e lindo filme – um conto de heroísmo, amor verdadeiro, e amizade incondicional”. NOTA 10.
Estréia no Brasil: 06 de Março.

De: Clint Eastwood.
Com: Angelina Jolie, Michael Kelly, John Malkovich, Colm Feore.
- Indicações: - Melhor Atriz (Angelina Jolie)
- Melhor Fotografia
- Melhor Direção de Arte
- O que dizem os críticos?
- Roger Ebert: “A Troca de Clint Eastwood me fez sentir simpatia, depois raiva e logo em seguida tudo de novo” NOTA 7,5.
- Susan Tavernetti: “A reconstituição de Clint Eastwood da Los Angeles de 1928 transmite o perigo descansando abaixo da camada de beleza plástica”. NOTA 9,0.
Estréia no Brasil: 09 de Janeiro.
Dúvida (Doubt, EUA).
De: John Patrick Shanley.
Elenco: Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, Viola Davis.
- Indicações: - Melhor Atriz (Meryl Streep)
- Melhor Ator Coadjuvante (Philip Seymour Hoffman)
- Melhor Atriz Coadjuvante (Amy Adams & Viola Davis)
- Melhor Roteiro Adaptado
- O que dizem os críticos?
- Peter Travers: “O diretor Shanley fica alerta para a solidão de seus personagens, e os atores não poderiam ser mais sensíveis a suas intenções”. NOTA 9,0.
- Lisa Schwarzbaum: “Streep e Hoffman traduzem os personagens do teatro com perfeição, enquanto Viola Davis faz uma breve e assustadora aparição” NOTA 7,0.
Estréia no Brasil: 06 de Fevereiro.
Batman – O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, EUA)
De: Christopher Nolan.
Com: Christian Bale, Heath Ledger, Aaron Eckhart, Michael Caine, Maggie Gyllenhaal, Gary Oldman, Morgan Freeman.
- Indicações: - Melhor Ator Coadjuvante (Heath Ledger)
- Melhor Fotografia
- Melhor Edição
- Melhor Direção de Arte
- Melhor Maquiagem
- Melhor Som
- Melhor Edição de Som
- Melhores Efeitos Especiais
O que dizem os críticos?
- Claudia Puig: “O Coringa é mais que simplesmente selvagem. É um tributo ao poder da transcendência do talento de Heath Ledger. É a performance de uma vida. Uma pena que tenha sido também a do fim de uma vida” NOTA 10.
- Keith Phipps: “Interpretando o auto-intitulado ‘elemento do caos’, Heath Ledger transforma o icônico vilão dos quadrinhos em um homem que a vê a vida como uma piada sombria, mas quer ter certeza que suas teorias sejam provadas com o máximo de impacto” NOTA 10.
Estréia no Brasil: 18 de Julho de 2008.
Foi Apenas um Sonho (Revolutionary Road, EUA/Inglaterra)
De: Sam Mendes.
Com: Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Michael Shannon.
- Indicações: - Melhor Ator Coadjuvante (Michael Shannon)
- Melhor Direção de Arte
- Melhor Figurino
O que dizem os críticos?
- Sean O’Connell: “Como a maioria dos filmes premiados do ano, Foi Apenas um Sonho é um show de atuação que sofre de problemas na narrativa”. NOTA 5,0.
- Jhoanna Wade: “Não há dúvidas que a interpretação de Winslet é poderosa. Sua April parece sempre cansada, exausta, emocionalmente desgastada e lutando para continuar viva”. NOTA 6,0.
Estréia no Brasil: 30 de Janeiro.
Wall-e (Wall-e, EUA)
De: Andrew Stanton.
Com as vozes de: Ben Burtt, Elissa Knight, Jeff Garlin, Sigourney Weaver.
- Indicações: - Melhor Roteiro Original
- Melhor Animação
- Melhor Trilha-Sonora
- Melhor Música
- Melhor Som
- Melhor Edição de Som
- O que dizem os críticos?
- Owen Gleiberman: “Wall-e, o conto futurístico de um compactador de lixo apaixonado, é outro dos clássicos instantâneos da Pixar”. NOTA 10.
- Eric Snider: “A última obra-prima da Pixar, Wall-e é tão cheio de inovação técnica, ousadias, e imaginação inspiradora que você pode se prender a esses elementos e esquecer quanto entretenimento está contido nele”. NOTA 10.
Estréia no Brasil: 27 de Junho de 2008.
Outros indicados:
O Casamento de Rachel (Rachel Getting Married, EUA)
- Melhor Atriz (Anne Hathaway)
Rio Congelado (Frozen River, EUA)
- Melhor Atriz (Melissa Leo)
- Melhor Roteiro Original
Vicky Christina Barcelona (Vicky Christina Barcelona, Espanha/EUA)
- Melhor Atriz Coadjuvante (Penélope Cruz)
Simplesmente Feliz (Happy-Go-Lucky, Inglaterra)
- Melhor Roteiro Original
Na Mira do Chefe (In Bruges, Inglaterra/EUA)
- Melhor Roteiro Original.
A Duquesa (The Duchess, Inglaterra/Itália/França)
- Melhor Direção de Arte
- Melhor Figurino
Austrália (Austrália, Austrália/EUA)
- Melhor Figurino
Hellboy II: O Exército Dourado (Hellboy II: The Golden Army, EUA/Alemanha)
- Melhor Maquiagem
Homem de Ferro (Iron Man, EUA)
- Melhor Edição de Som
- Melhores Efeitos Especiais
O Procurado (Wanted, EUA)
- Melhor Som
- Melhor Edição de Som

6 comentários:
Aguardando chegar o dia da premiação!
---------------------
http://jokers.mimhospeda.com/
Querido amigo avassalador... Charles.
Tambem somos cinefilas de carteirinha e já atualizamos nossa coluna destina a 7ª arte!
Não vimos todos os indicados ainda, mas do que vi... posso dizer que gostei da qualidade geral....
venha nos visitar e votar no top 30
http://avassaladorasrio.blogspot.com
Sobre o filme, o curioso caso de benjamin button até o momento so leia criticas possitivas a respeito desse filme, e acho justo algumas indicações. Sobre Heath Ledger, a indicação pode ser justa, acho que ele vai ganhar, porém de forma injusta, ele vai ganhar mais pela digamos...homenagem em si, do que por seu papel. Ele foi bem porém não achei isso tudo não..
Acho que fui um cinefilo de carteirinha, coisa que hoje não está tão forte em mim como antes. Sempre achei curioso que os filmes indicados ganhassem o rótulo de artistico e de qualidade, o que por sua vez justificava um número de produções arrasa-quarteirão, comerciais, enfim, o termo que preferir. Aos poucos, isso tem mudado, lentamente, mas tem. Falo isso pela generalização que se faz em torno dos filmes.
Mas muita coisa não muda, quem ainda acredita que o cinema brasileiro tem vez? eu, não.
Wall-e é um dos melhores filmes de animação que eu já vi. E olha que eu ja vi muitos kkkk!
Acho que esse Oscar vai ser um dos mais surpreendentes, mesmo... O único filme que eu vi foi "Foi Apenas um Sonho", que é excelente, Kate Winslet merece todos os prêmios!
Postar um comentário