terça-feira, 31 de março de 2009

Boletim Cinéfilo – As Notícias do Dia (31/03/2009)

O rei do romance

Pode ser que você não reconheça de cara o nome do escritor Nicholas Sparks, mas uma quase certeza para os apreciadores de romances cinematográficos é que um de seus filmes preferidos podem ser creditados a ele. Americano, nascido no último dia do ano de 1965, autor publicado desde 1996, quando foi descoberto pela agente Theresa Park e viu seu romance “Diário de Uma Paixão” chegar ao topo da lista do New York Times na primeira semana de lançamento. Seguiram-se “Uma Carta de Amor”, “Um Amor Para Recordar” e, mais tarde, “Noites de Tormenta”. Reconheceu algum dos nomes? Tanto os três aí citados quanto a obra de estréia do americano ganharam bem produzidas adaptações no cinema e repetiram nas bilheterias o êxito comercial (e nem sempre artístico) que agitou as livrarias. Com “Dear John”, um de seus últimos romances, prestes a ser adaptado pelas mãos do sueco Lasse Hallström (“Chocolate”), Sparks passa por um surpreendente momento de visibilidade e não pretende perder a oportunidade para se infiltrar de uma vez por todas no mundo do cinema. O escritor acaba de sair com mais duas adaptações garantidas no bolso. Ainda nem lançado, “The Last Song” já foi adquirido pela Disney, que colocou sua mais nova menina-dos-olhos e pretendente a “atriz séria” Miley Cirus, estrela da série “Hannah Montana”, como protagonista da adaptação sobre uma garota rebelde que é forçada a viver com o excêntrico pai. A direção ficou por conta de Julie Anne Robinson, veterana da televisão americana em séries como “Grey’s Anatomy” e “Weeds”, que fará sua estréia no cinema. Enquanto uma estrela adolescente se faz presente em “The Last Song”, o um pouco mais promissor “The Lucky One” continua sem elenco. Trata-se da versão cinematográfica do último romance lançado de Sparks, sobre um soldado no Iraque que sobrevive a guerra apenas para conhecer a mulher cuja foto ele carrega no bolso.

Metades perfeitas

 

Pode ser que seja uma notícia indigesta para os apreciadores do chamado cinema-espetáculo, mas o fato é que o gênero mais lucrativo e garantido da indústria do cinema é a comédia romântica. De tempos em tempos, o gênero tem o cuidado de se fingir de moda do passado, mas é inegável que os sorrisos adocicados são a muleta mais forte de Hollywood quando a crise de bilheteria bate forte. Como a crise do momento não é só no cinema, mas na economia do mundo inteiro, nada mais natural que filmes sem muita ambição acabem abocanhando o topo das bilheterias. Só nos últimos meses tivemos dois furacões que, de uma forma ou outra, se encaixam no estilo. “Marley & Eu” só saiu do primeiro lugar nos EUA quando Nicolas Cage veio com sua ficção científica apocalíptica e ainda assim fechou a conta com mais de 150 milhões em caixa. O estrelado “Ele Não Está Tão Afim de Você” não foi tão feliz em solo americano, mas se espalhou pelo mundo como uma praga que come dólares pelas beiradas e acabou se tornando o assunto do momento para os cinéfilos. Parceiros de cena no filme e enamorados na vida real, Justin Long (“Duro de Matar 4.0”) e Drew Barrymore (“As Panteras”) já embarcaram como par romântico em “Going the Distance”, comédia romântica a ser comandada por Nanette Burnstein (“O Show Não Pode Parar”). Já a estrela-maior e destaque incontestável de “Marley & Eu” está ao lado dos badalados Patrick Wilson (“Watchmen”) e Jason Bateman (“Hancock”) em “The Baster”, sob a direção da dupla Josh Gordon & Will Speck, responsáveis por “Escorregando Para a Glória”. Jennifer Aniston será uma mulher em busca da gravidez através da inseminação artificial que escolhe Wilson como o doador perfeito mas tem uma surpresa quando Bateman, seu amigo, troca o sêmen da doação pelo seu próprio.

Zumbi incansável

drag me

Não há expressão melhor para falar de Sam Raimi do que a estampada no título da nota. Considerado morto e enterrado por Hollywood incontáveis vezes e sempre ressurgido em toda a sua glória e estilo pra tomar a terra do cinema de assalto com suas rasantes de câmera e giros em 360° ao redor dos personagens, o diretor de alguns pequenos clássicos do cinema de terror como “Uma Noite Alucinante” e “Darkman”, deve agora voltar ao gênero que o consagrou em um filme que promete sustos memoráveis. O projeto já é falado há algum tempo, mas agora “Drag me to Hell” ganhou a fiel e acertada tradução de “Arraste-me Pro Inferno” e ainda ganhou o primeiro teaser-poster para animar os fãs do gênero e do diretor. A trama é no mínimo interessante na concepção: Christine Brown (Alison Lohman) é uma ambiciosa agente de crédito que nega o pedido da misteriosa Sra. Ganush (Lorna Raver) para que o financiamento de sua casa seja estendido. Acreditem ou não, a velhota lança sobre a garota uma maldição que a coloca na mira de espíritos maléficos que só podem ser espantados com a ajuda do vidente Rham Jas (Dileep Raio). O elenco também conta com o nome de Justin Long (“Duro de Matar 4.0”) como o namorado da protagonista, e deve ser lançado no Brasil em 14 de Agosto desse ano, enquanto nos Estados Unidos aporta três meses antes, em 29 de Maio. Aproveitando o burburinho em torno de sua nova obra, Raimi não se furtou a animar os fãs de quadrinhos e falar animadamente sobre “Homem-Aranha 4” para a SciFi Wire. Nas palavras dele: “David Lindsay-Abaire (o roteirista) está trabalhando pesado e espero que tenhamos algo em três meses”. O novo nome do script da série é também o homem responsável pela recém-lançada adaptação literária “Coração de Tinta”, e as filmagens do quarto filme do Cabeça-de-Teia devem começar no ano que vem para que a data de estréia definida pelo estúdio (06/05/2011) seja cumprida a risca. Ao que parece, o único nome confirmado até agora é o de Tobey Maguire (“Seabiscuit”) de volta como o herói.

Bom, pessoal, e por hoje é isso… três notícias bem interessantes, eu achei… mas enfim, quero mesmo é agradecer aos comentários e visitas e desejar só os melhores filmes para todos vocês sempre! Até amanhã, quem sabe, com uma crítica saída direto do forno!

3 comentários:

Anônimo disse...

Valeu pelas notícias!

Muito obrigado

Abraços
:D

Ponte Acústica disse...

Muito bom o blog!
Continuarei lendo ;D
Abraço

Anônimo disse...

nossa bom saber eu adoro o filme Um amor para recordar e não sabia que este autor tem filmes tão lindos quanto este vlw pela dica